Notícias

Com endividamento alto, crescem ações para aliviar sufoco dos ‘enforcados’

Postada em 25/01/2022 às 11:14:00
Com endividamento alto, crescem ações para aliviar sufoco dos ‘enforcados’
Bancos e financeiras têm feito esforços para garantir receita; Santander abre neste sábado as agências

O nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Pandemia da Covid-19 e a crise econômica persistente dos últimos anos explicam esse cenário.

De acordo com o levantamento, o último ano apresentou recorde do total de endividados, registrando uma média de 70,9% das famílias brasileiras, enquanto dezembro alcançou o patamar máximo histórico com 76,3% do total de famílias. Segundo a CNC, as famílias recorreram mais ao crédito para sustentar o consumo.

Para aliviar a situação dos endividados e, por outro lado, garantir que parte desse dinheiro represado entre para as instituições, bancos e financeiras têm feito esforços regulares. É o caso do Serasa, que adotou um programa permamente chamado de "Limpa Nome". Basta entrar no site da instituição para conhecer as condições de negociação.

 

O processo é on-line. A pessoa interessada coloca o CPF e faz a consulta. O Serasa promete um encaminhamento em até três minutos.

 

 


Campanha Limpa Nome da Serasa

As principais instituições financeiras, as grandes lojas do varejo e os maiores procedores de serviço de telefonia e internet têm convênio com empresas para recuperação de crédito. No site do Serasa Limpa Nome estão citados Banco do Brasil, Santander, Itaú, Claro, Oi, Vivo, Sky, BMG, Crefisa, Porto Seguro, Havan e dezenas de outros players do mercado.

 

Santander

Há casos, porém, que a instituição negocia diretamente. Para dar dar maior fôlego financeiro aos clientes neste começo de ano, o Santander Brasil lançou campanha de crédito e renegociação. A iniciativa, chamada ‘Desendivida', é aberta aos clientes pessoa física e jurídica do banco até o dia 31 de março.

 

Mais de três mil unidades do Santander estão abertas neste sábado (22) para garantir atendimento personalizado. Os clientes poderão contratar as ofertas pelos canais digitais.

 

Além de poder renegociar eventuais dívidas, empréstimos, financiamentos e fatura de cartão de crédito, garantindo melhores condições de pagamento, os clientes terão acesso a ofertas especiais para contratar crédito nas modalidades pessoal, consignado, garantias, entre outros produtos.

"Os primeiros meses do ano costumam ser um período que pesa mais no bolso dos brasileiros, e, além disso, estamos vivendo um entorno mais complexo. Queremos contribuir para um 2022 mais saudável financeiramente, e por isso reunimos uma série de vantagens tanto para renegociar dívidas quanto para contratar crédito", afirma Vanessa Lobato, vice-presidente executiva de varejo do Santander.


Vanessa Lobato, vice-presidente executiva de varejo do Santander Foto: Divulgação
Os clientes pessoa física que desejam tomar crédito com garantia de automóvel, imóvel ou consignado, têm até 60 dias para começar a pagar. Para crédito pessoal, o período é de 40 dias. Já para contratos em vigor de crédito imobiliário, é possível ter até seis meses de fôlego no pagamento das parcelas, de acordo com os critérios de elegibilidade.

Clientes com dívidas em atraso podem renegociá-las com até 93% de desconto, enquanto quem tem muitos pagamentos a fazer no mês - como fatura do cartão de crédito, os empréstimos e o saldo devedor do limite da conta - pode unificar tudo em uma única parcela mensal e ter até 60 dias para começar a pagar. Além disso, o chamado "Pula Parcela", que já faz parte das práticas do Santander, está disponível para clientes elegíveis terem até duas mensalidades de negociações de empréstimos e financiamentos.

Para as empresas, há a possibilidade de concessão de crédito com até 60 dias para começar a pagar. Esse prazo também se aplica para quem quer unificar a fatura do cartão de crédito, os empréstimos e o saldo devedor do limite da conta em uma única parcela mensal. Porém, usando um veículo quitado como garantia, o prazo pode pular para até 180 dias. Além disso, também há opções para renegociar dívidas com até 60 dias para começar a pagar, antecipar o recebimento das vendas e equilibrar o fluxo de caixa da empresa.

 

Atendimento pessoal

Para Vinícius Libório, diretor da Rede SP Interior I do Santander, quem tem dívidas deve fazer um diagnóstico dos débitos, avaliar a renda para saber qual o valor de parcela que cabe no orçamento e pode fazer isso também procurando os gerentes, agências e canais para apoiá-los nesta reorganização. "Os clientes poderão aderir à renegociação pelos canais digitais, mas a abertura das agências físicas neste sábado, das 10h às 14h, será fundamental para todos que desejarem um atendimento pessoal e não tem condições de ir até uma agência durante a semana", diz.

 


Vinícius Libório, diretor da Rede SP Interior I do Santander

Endividamento crescente

O presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, avalia que, entre as famílias com rendimentos acima de 10 salários mínimos, a demanda represada, em especial pelo consumo de serviços, fez o endividamento aumentar ainda mais expressivamente, em especial no cartão de crédito.

"O processo de imunização da população possibilitou a flexibilização da pandemia, refletindo no aumento da circulação de pessoas nas áreas comerciais ao longo do ano, o que respondeu à retomada do consumo, principalmente de serviços", disse Tadros.

 

Fonte: https://horacampinas.com.br/com-endividamento-em-alta-crescem-acoes-para-al

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar Mensagem
Chame no WhatsApp, já!