Notícias

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

Postada em 28/06/2022 às 10:22:23

Se você decidiu alugar seu imóvel, provavelmente vai querer que o processo corra o mais rápido possível. Afinal, o valor a ser recebido pelo pagamento do aluguel pode ser fundamental para completar seus rendimentos ou para gerar aquela renda extra no fim do mês. É preciso ter em mente, contudo, que trata-se de uma transação complexa.

Como estamos falando de um investimento alto, é natural que as pessoas visitem várias opções antes de decidir qual imóvel alugar. Além disso, os potenciais inquilinos costumam analisar o espaço de forma detalhista, buscando a melhor opção para as suas necessidades. Por isso, alguns proprietários levam meses antes de conseguir fechar um contrato de aluguel.

Contudo, não é preciso esperar tanto. Se você quiser alugar seu imóvel mais rápido, pode adotar uma série de boas práticas para aumentar as chances de encantar o inquilino e fechar o negócio. Não sabe por onde começar? Neste texto, vamos apresentar 5 segredos para acelerar o processo de aluguel. Continue lendo e confira!

1. Disponibilize o imóvel em ótimo estado
A primeira impressão é a que fica. A máxima faz muito sentido para o mercado imobiliário, tornando fundamental estruturar uma boa apresentação do imóvel. Isso significa que o proprietário deve se preocupar em restaurar o espaço de modo a deixá-lo atraente para os possíveis interessados.

Estamos falando de paredes pintadas, pisos limpos e manutenção em dia. Se um visitante se deparar com uma rachadura causada por infiltração, por exemplo, pode perder o interesse imediatamente. Aqui, é importante notar que a primeira impressão nem sempre é formada em uma visita presencial.

Cada vez mais, as pessoas buscam imóveis pela internet, o que proporciona a chance de filtrar as opções. Por isso, é fundamental que você, como proprietário, divulgue imagens de qualidade, que mostrem os detalhes mais importantes do imóvel e não deixem dúvidas sobre seu estado de conservação.

2. Seja pet-friendly
É um direito do proprietário vetar a presença de animais de estimação no imóvel alugado. Muitos escolhem esse caminho a fim de evitar danos ou por conta de restrições do condomínio. Contudo, permitir que o inquilino mantenha pets pode ser um grande diferencial para acelerar o processo de aluguel.

Animais como cachorros e gatos são companhias cada vez mais frequentes para os brasileiros, especialmente no cenário que se desenvolve após a pandemia de Covid 19. De acordo com o IBGE, existem nada menos que 139 milhões de animais de estimação no Brasil. Ao negar a presença de um pet, portanto, você pode excluir diversos interessados em seu imóvel.

3. Invista em infraestrutura
Praticidade é uma das palavras-chave para os interessados em alugar um imóvel. Se alguém identifica que o seu futuro apartamento ou escritório precisa passar por obras de infraestrutura, certamente vai procurar outras opções. Por isso, antes de anunciar seu imóvel, certifique-se de ajustar alguns pontos fundamentais.

Um deles é o sistema elétrico. É importante que o imóvel apresente tomadas que funcionem adequadamente e sigam os padrões estabelecidos na região. Além disso, em casos de apartamentos, o gás encanado deve funcionar perfeitamente, evitando riscos e assegurando maior comodidade para o inquilino.

Como diferencial, você pode equipar o imóvel com objetos que elevem o seu valor. Armários embutidos em cômodos como banheiros, cozinhas e dormitórios costumam ser muito bem vistos pelo público.

4. Considere deixar eletrodomésticos básicos
Se você quer agregar ainda mais valor ao seu imóvel, considere a possibilidade de oferecer alguns eletrodomésticos básicos, como ar condicionado, fogão, geladeira e máquina de lavar. Eles podem ser o diferencial que uma pessoa precisa para tomar a decisão e fechar o negócio.

Naturalmente, tais itens devem ser devidamente listados no contrato de aluguel, garantindo que serão devolvidos futuramente sem qualquer tipo de dano.

Dependendo do caso, você pode ir além dos eletrodomésticos e oferecer imóveis inteiramente mobiliados, gerando mais um atrativo para os inquilinos.

Caso o inquilino não queira ter os itens no apartamento, esteja preparado para retirá-los e guardá-los em outro local.

5. Seja flexível
Para fechar o aluguel do seu imóvel, flexibilidade é fundamental. E não estamos falando apenas de preço, mas de tudo o que envolve a transação. Mostrar abertura para o diálogo é uma forma de encorajar os interessados a visitar o espaço e fazer propostas. Assim, as chances de encontrar o inquilino certo aumentam.

Um proprietário flexível pode dar ao inquilino, por exemplo, a opção de manter apenas alguns dos móveis originais. A data de pagamento, a duração do contrato e a realização de obras também são pontos que podem ser negociados.

Seu imóvel é um bem valioso e deve ser tratado como tal. Por isso, a busca por inquilinos deve ser conduzida de forma cuidadosa e um contrato deve ser redigido para assegurar os direitos de ambas as partes. O processo pode ser demorado, mas com as dicas apresentadas ao longo do texto você vai fechar o aluguel de forma muito mais rápida.

 

Fonte: Cipa Administradora

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar Mensagem
Chame no WhatsApp, já!