Notícias

Retrofit significado

Postada em 20/12/2021 às 10:08:02
Retrofit significado
REtrofit - Modernização da fachada

O termo retrofit e seu significado tem se tornado bem popular no vocabulário de muitos investidores.

Isso porque esse conceito se tornou referência para empreendimentos que precisam de reparos e reformas. Além disso, o retrofit traz benefícios a construções antigas, onde preserva toda sua cultura e evolução.

O retrofit tem um significado bem simples de entender. O termo vem da língua inglesa onde traduzido para o português seria algo como "atualizar o antigo", como em uma reforma, mas não apenas no sentido de tornar o ambiente mais customizado e adaptado as suas atividades.

Ele também se trata de uma reconstrução ou restauração, para aperfeiçoar o ambiente sem perder sua essência, de forma a preservar sua história.

Retrofit - Onde surgiu?

A prática do retrofit surgiu na Europa, devido à grande quantidade de construções históricas.

Logo depois migrou para os Estados Unidos.

Nestes países, a legislação rígida impede que prédios e construções antigas sejam derrubadas, pois entende-se que a arquitetura é uma parte importante da história e merece ser preservada.

Exemplos de retrofit no Brasil

Edifício Martinelli - Centro - SP

1d441247 1252 44ec 9c50 C757f2cb45a3.jpeg?r

Primeiro arranha-céu da cidade, construído em 1929. Um patrimônio histórico que atualmente sedia a Secretaria de Licenciamento.

Uma das exigências do retrofit era a preservação das fachadas e da volumetria do edifício.

No entanto, era necessário que ele se adequasse ao estilo de trabalho dos dias atuais, espaços integrados, climatização e estrutura de cabeamento.

Edifício Galeria - Centro - RJ

4d73b948 E54b 48b8 9dc7 796462380477.jpeg?r

O Edifício Galeria, data dos anos 1930 e estimasse que no seu retrofit foram gastos cerca de R$ 200 milhões.

O prédio de nove pavimentos, foi totalmente reformado em relação às suas instalações elétricas, hidráulicas e de telecomunicações, visando a ser ocupado por grandes empresas.

Monumental, o Galeria tem a assinatura dos arquitetos à altura. Joseph Gire fez o projeto do Copacabana Palace, enquanto Prentice, o da Central do Brasil.

Glória 122 - Glória - RJ

0e5a895f 4441 48e3 844e 90c822214dca.jpeg?r

O antigo prédio residencial da década de 1940, foi um dos maiores projetos de retrofit e restauro de Art Déco já feitos no Rio de Janeiro.

Com isso, de sua originalmente de prédio residencial, a adequação deu origem a uma torre comercial com escritórios para grandes empresas.

No entanto, o conjunto de edificações que deram origem ao novo projeto integram o "Guia da Arquitetura Art Déco no Rio de Janeiro", de autoria do arquiteto Jorge Paul Czajkowski.

Retrofit - Conclusão

No Brasil, com a ampliação da preocupação com a defesa de áreas tombadas, aliada ao desenvolvimento das cidades, criou-se uma demanda para este tipo de solução.
Por isso, em conclusão, percebe-se que o retrofit deve buscar a eficiência, pois é mais difícil do que iniciar uma obra, em função das limitações físicas da antiga estrutura.

Fonte: fiis.com.br

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar Mensagem
Chame no WhatsApp, já!