Notícias

COMO DESCOBRIR A INCIDÊNCIA SOLAR NO IMÓVEL

Postada em 08/08/2022 às 21:35:02
COMO DESCOBRIR A INCIDÊNCIA SOLAR NO IMÓVEL
Por que a incidência solar no imóvel é importante?

Você sabe como descobrir a incidência solar no imóvel? Uma casa com boa iluminação natural é ideal tanto para o bem-estar dos moradores quanto pela valorização do imóvel. E, antes de pegas as chaves do seu novo lar, é preciso verificar qual a posição do sol. Para te ajudar nessa, separamos dicas infalíveis. Confira no artigo abaixo:

Antes de mais nada, saber como o sol bate no imóvel pode te trazer diversos benefícios. Veja eles:

- Conforto térmico: caso você more em regiões mais frias ou de temperaturas amenas, sabe que dependendo da posição do sol, o conforto térmico pode impactar bastante. No inverno o faz uma trajetória mais inclinada em direção ao norte, ou seja, imóveis que não tenham janelas posicionadas para este lado, tendem a receber menos raios solares.

Imóveis que estão posicionados ao leste, geralmente, recebem raios solares menos intensos pela manhã. A oeste a luz fica por conta do solzinho da tarde, já ao sul, é o lado que tem uma menor quantidade de luz solar.

Nosso país está localizado no hemisfério sul, o que significa que recebemos muita luz solar. No entanto, vale lembrar que um imóvel não tem apenas uma face, visto que cada cômodo está posicionado de uma maneira diferente.

- Conservação da mobília: falta de sol pode significar armários e paredes com mofo e umidade.

- Saúde: mofo e umidade não combinam com bem-estar, né? O calor emitido pelos raios solares ajuda a melhorar a qualidade do ar, além disso estimula a transformação de melatonina em serotonina, hormônio importante para o bom-humor.

- Conforto visual: a iluminação natural é sempre mais confortável para ler um livro, praticar algum hobby ou, até mesmo, na hora de economizar na conta de luz.

Avalie a planta do imóvel
A planta do imóvel é fundamental para quem compra um imóvel novo. Contudo, as informações contidas na planta vão além dos detalhes da estrutura. Por ter toda a configuração dos ambientes, é possível determinar o posicionamento das janelas e descobrir a incidência solar nos cômodos da casa.

Verifique a posição das janelas
Assim como mencionamos acima, saber a posição das janelas permite saber quando o sol bate em determinado cômodo. Nos quartos e sala, o ideal é que o sol bata pelas manhãs, ficando mais fresquinho pelo fim da tarde.

Em banheiros e cozinha, a incidência solar tem que ser maior, pois evita mau cheiros, mofo e bolor, controlando a umidade do ambiente. Nas áreas externas, como a de serviço ou varandas, também é necessário bastante luz solar. Dessa forma, significa uma economia na conta de energia elétrica.

Ande no entorno do imóvel
Além de poder conhecer melhor o bairro no qual você irá morar, é possível descobrir se há novos empreendimentos ou outros tipos de imóveis que tampem a entrada da luz pelas janelas.

Saiba em quais períodos o sol bate no imóvel
Quer saber em quais períodos o sol bate em cada ambiente? Você pode visitar o imóvel em horários diferentes ou fazer o uso de aplicativos específicos que determinam essas informações, como o Sun Locator Life.

#Dica boa é dica compartilhada
Se você estiver comprando um terreno, consulte arquitetos e engenheiros sobre o assunto. Eles poderão fazer essa análise de maneira estruturada e irão montar um projeto de acordo com as suas necessidades.

 

Fonte: Desenrolado

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar Mensagem
Chame no WhatsApp, já!