Notícias

6 passos para identificar um boleto falso

Postada em 09/03/2023 às 21:58:00
6 passos para identificar um boleto falso
Veja dicas para identificar boletos falsos e não cair em golpes

Você costuma conferir os dados antes de pagar um boleto? Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o golpe do boleto falso é um dos mais comuns no Brasil atualmente.

Os criminosos se aproveitam da desatenção e da desinformação para enganar as vítimas. Mas, calma, é possível se prevenir! A chave é aprender a identificar um boleto falso.

Nosso time de especialistas em Segurança da Informação separou algumas dicas para te ajudar. Vem com a gente!

 

Unnamed

 

Como identificar um boleto falso? Veja dicas para não cair em um golpe

Veja como o golpe do boleto falso pode ser aplicado:
  • PASSO 1 - Verifique a instituição financeira.
  • PASSO 2 - Veja o código do banco.
  • PASSO 3 - Veja agência e conta.
  • PASSO 4 - Cheque os dados do beneficiário.
  • PASSO 5 - Veja o pagador ou dados do cliente.Golpe do boleto falso
    O boleto bancário é uma das formas mais práticas de pagar contas, impostos, tributos, compras e fazer depósitos em contas e carteiras digitais. Por conta disso, o golpe do boleto falso tem feito vítimas por todo o Brasil.

Por isso, precisamos ficar sempre atentos para evitá-lo - e o principal meio para se prevenir é a informação.

Reunimos a seguir todas as principais dúvidas sobre boletos falsos, como identificá-los, quais as características dos boletos verdadeiros e dicas práticas para não cair em golpe.

Vamos lá!

homem com uma máscara na mão
O que é um boleto bancário?
Regulamentado pelo Banco Central em 1993, o boleto bancário é um método oficial de pagamentos no Brasil, responsável por mais de 3,5 bilhões de operações por ano.

Segundo estatísticas do Banco Central, no 1º trimestre de 2022, foram mais de 2 milhões de boletos bancários emitidos no país, representando R$ 2,7 milhões em pagamentos.

Com o boleto, não é necessário ter vínculo com nenhuma instituição bancária para fazer um pagamento e, para muitas empresas, é a forma mais simples de cobrar por um serviço ou produto.

Além disso, muitas empresas oferecem descontos para quem paga com boleto - o que se torna vantajoso tanto para quem paga quanto para quem recebe.

Hoje, quando se atrasa o pagamento de um boleto não há mais necessidade de emitir um novo documento. Ao fazer o pagamento, o valor é automaticamente reajustado.

O boleto bancário só existe no Brasil?
Antes de falarmos sobre o golpe do boleto falso, vamos a uma curiosidade: o Brasil é o único país que utiliza o boleto bancário como meio de pagamento.

Lá fora, em países como França, Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, cartão de crédito, bancos online, carteiras virtuais, dinheiro em espécie e meios de pagamento personalizados são as formas mais utilizadas.

Interessante, não é mesmo? Então, vamos seguir valorizando nosso tradicional boleto bancário!

Leia também: Entenda o ABC das criptomoedas: ativos, bitcoin e chain.

Quais são os tipos de boleto bancário?
Existem três principais tipos de boleto bancário: avulso, carnê e de depósito. Cada um funciona de uma forma e tem uma finalidade, mas para o cliente final eles funcionam de maneira bem semelhante.
Boleto avulso: usado para fazer uma cobrança única; ao concluir a operação, o valor pode levar até 3 dias úteis para ser compensado.

Boleto carnê: funciona como o carnezinho de compra parcelado. Nele, as parcelas não são necessariamente descontadas automaticamente e pode haver multa por parcelamento por boleto, como é o caso do IPVA.

Boleto de depósito: usado por clientes de bancos digitais para depositar dinheiro na conta. Assim, basta pagar o boleto que o valor cai direto na sua conta. Geralmente, ele não tem custo.

Quais as vantagens de pagar com boleto?
Mesmo em época de Pix, cartões de crédito e débito, carteiras digitais e outros meios de pagamento, o boleto bancário apresenta vantagens interessantes.

Eis alguns exemplos:

 

• é aceito em todo o país;

• não exige que o cliente tenha conta bancária ou cartão de crédito;

• opção para pagamento de impostos e tributos, como IPVA;

• atinge clientes não habituados ou que ainda têm receio de utilizar cartão em compras online;

• custos de cobrança menores em relação às tarifas de cartão de crédito;

• podem ser pagos pela internet, aplicativo do banco, telefone, internet banking, caixas eletrônicos e casas lotéricas;

• alguns estabelecimentos dão descontos interessantes para pagamento no boleto.

O que significa cada campo de um boleto bancário?
Ao pegar um boleto para fazer um pagamento, quase ninguém costuma verificar os campos. Tem gente que nem sabe o que eles significam.

No entanto, para saber como identificar um boleto falso, precisamos entender todos os elementos que compõem um boleto bancário verdadeiro, certo?

É importante conhecer a funcionalidade das partes, pois cada uma é fundamental para saber se o boleto é verdadeiro ou falso e evitar cair em golpes

Então, vamos lá. Eis o significado de cada campo de um boleto bancário:

• Sacado: quem compra o produto ou serviço, ou seja, quem está pagando.

• Cedente: quem presta o serviço ou produto, ou seja, quem está cobrando. No caso de instituições de pagamento, o nome aparecerá como cedente.

• Agência/código do beneficiário ou código do cedente: número da agência, com 3 ou 4 dígitos. Quando tem 5, geralmente ele não aparece. O código do beneficiário, antes chamado de código do cedente, é formado por 6 a 12 dígitos, de acordo com a carteira do banco.

• Valor do título: preço do produto ou serviço e deve vir sempre em Reais, a moeda corrente no Brasil. É preciso informar também as condições de pagamentos, juros, multa, mora e descontos.

• Vencimento: data limite para pagamento do boleto sem juros, mora ou multa. Desde 2018, é possível pagar um boleto, mesmo vencido, em qualquer agência, casa lotérica ou correspondente bancário.

• Juros e multa de mora: o Código Civil Brasileiro define a mora como um atraso no pagamento que é de responsabilidade do cliente. Os juros de mora podem ser por mês (proporcional aos dias de atraso) ou um percentual aplicado uma única vez, a partir do dia seguinte à data de vencimento.

• Nosso número: sequência exclusiva de dígitos que identifica e compõe a linha digitável de cada boleto. Ele é único e não pode ser repetido.

• Linha digitável: sequência de dígitos que identifica o banco, carteira de cobrança, nosso número e valor da cobrança. Essa linha costuma ter 48 algarismos. Os três primeiros são o código de compensação do banco emissor, ou código do banco. O quarto indica a moeda, que no caso de Reais é o número 9 (outras moedas são identificadas pelo 8). No final da linha digitável está a data de vencimento, sem vírgula ou outros caracteres.

• Código de barras: representação da linha digitável para leitura em máquinas. Existem padrões diferentes para cada finalidade e a combinação de espessuras das barrinhas gera uma imagem única, com variações quase imperceptíveis, mas muito diferentes para a leitura das máquinas.

Confira também: Como funciona o Pix agendado e passo a passo para fazer.

O que é um boleto falso?
Boleto falso é um boleto bancário que tem todas (ou as principais) características de um boleto bancário verdadeiro - mas se você efetuar o pagamento, o valor não vai para o destino que deveria, mas sim, para as mãos de criminosos.

Por exemplo: vamos supor que você fez uma compra online em um site e decidiu pagar por boleto bancário para aproveitar um bom desconto.

Então, o boleto chega para você via e-mail da loja. Você paga direitinho e aguarda a chegada do seu produto - mas ele não chega. Enfim, você descobre que a loja era falsa e que, infelizmente, caiu no golpe do boleto falso.

Algumas pessoas podem pensar: "Nossa, mas é fácil saber se um boleto é falso, apenas gente muito inocente cai nesse golpe". Não é bem assim.

Hoje em dia, os golpistas têm utilizado tecnologias mais sofisticadas e formas mais aprimoradas de fazer vítimas. Alguns boletos falsos são realmente parecidos com os verdadeiros e as formas de abordagem bem convincentes. Um pequeno momento de distração pode ser suficiente para você cair no golpe.

Mas existem maneiras de saber se o boleto é falso e evitar ao máximo cair nesse tipo de armadilha. Vamos prosseguir com a leitura.

Dicas para se proteger de boleto falso.
Poster do Vídeo
Quais as consequências de cair no golpe do boleto falso?
Às vezes a gente não consegue ter uma noção de todas as consequências que boletos falsos geram na vida das pessoas. Não é apenas ficar sem um determinado produto comprado - o que já é bem ruim.

Imagine, por exemplo, que você efetua o pagamento de contas essenciais, como água e energia elétrica, com boletos falsos enviados por criminosos.

Uma consequência disso é o corte no fornecimento desses serviços básicos - ficar sem água, sem energia elétrica e sem telefone, por exemplo.

Até que a situação se esclareça, além do prejuízo financeiro e da dor de cabeça, outra consequência pode ser ter o seu nome negativado.

Além disso, as empresas também são as vítimas. Criminosos se passando por empresas sérias, roubando dados pessoais de clientes e o dinheiro que deveria ir para a empresa, geram consequências graves para os empreendedores, colocando em risco a reputação das marcas.

Ou seja: realmente é preciso saber como identificar um boleto falso.

Os tipos de golpes com boletos falsos
Bom, para se prevenir do golpe do boleto falso, é necessário entender como os criminosos agem.

Existem vários tipos de golpes já conhecidos, enquanto outros são mais recentes. Vamos a eles:

 

Golpe do boleto na loja virtual

Esse golpe ocorre quando a pessoa compra um produto numa loja virtual e em vez de receber o boleto bancário verdadeiro, os criminosos interceptam essa venda e enviam um boleto falso.

Essa interceptação pode acontecer quando, por exemplo, abre-se uma nova página para gerar o boleto bancário - é essa página externa que será palco do golpe.

O dinheiro usado para pagar o boleto não vai para a loja virtual, mas para a conta dos criminosos. O cliente fica sem o seu produto e sem o dinheiro.

 

Golpe do boleto por e-mail falso

Nessa modalidade de golpe, os criminosos enviam um e-mail falso com boletos para as vítimas, passando-se por outras empresas.

É aqui que muita gente cai na fraude ao receber e-mails de contas de internet, água e luz, por exemplo, contendo boletos falsos. Por estarem acostumadas a receber as contas por esse canal de atendimento, elas acabam não checando o endereço de e-mail que enviou o boleto.

 

Golpe do boleto por e-mail interceptado

Nesse tipo, os criminosos interceptam os e-mails verdadeiros de cobrança de contas, impedindo que eles cheguem a você - e, em seguida, enviam os boletos falsos no lugar.

Isso ocorre porque eles entram em seu e-mail (por conta de um vazamento de dados, por exemplo), e mudam o boleto em anexo, colocando o falso no lugar.

 

Golpe do boleto de doação beneficente

Atenção aos e-mails de instituições beneficentes que pedem doações já enviando um boleto bancário.

Nem sempre isso significa golpe, mas os fraudadores também podem se utilizar desse meio para o crime.

 

Golpe da renegociação via boleto

Outro golpe que você precisa ficar atento é o da renegociação de dívidas. Por conta de vazamentos de dados pessoais, os criminosos conseguem o CPF da vítima e outros dados importantes.

Se, por exemplo, a pessoa tem um empréstimo ativo, o criminoso entra em contato por meio de WhatsApp para enviar oportunidades de renegociação - e é aí que entra o boleto falso, emitido todos os meses em nome da instituição financeira que forneceu o crédito.

 

Como identificar boletos falsos?
Como saber se o boleto é falso? Existem 6 critérios que ajudam a identificar se um boleto é verdadeiro ou não. São eles:

1. Código de barras: boletos falsos podem estar com falhas no código de barras - como espaços onde não deveriam ter, dificultando a leitura dos sensores, que exigem a digitação manual.

2. Nome do beneficiário: boletos fraudados podem conter o nome errado do beneficiário (ou escrito de forma incorreta).

3. Dados do beneficiário: qualquer diferença nos dados gerais do beneficiário podem indicar fraude.

4. Valor do boleto: boletos falsos podem vir com pequenas alterações no valor final a ser pago.

5. Forma de envio do boleto: desconfie se você deveria ter recebido o boleto por um canal de atendimento e acabou recebendo por outro.

6. Dispositivo da compra: brechas de segurança em computadores e dispositivos móveis também são portas de entradas para o envio de boletos falsos.

Leia também: 4 sinais para identificar boletos falsos.

5 dicas para se proteger de boletos falsos
Agora que você conhece e sabe identificar cada parte e como funciona um boleto bancário, confira nossas dicas de segurança para fugir de boletos falsos e evitar transtornos financeiros.

 

Dica 1: Sempre confira os números do código de barras

Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e na inferior do documento e elas devem ser exatamente iguais.

Como explicamos anteriormente, os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto.

 

Dica 2: Verifique a fonte que emite o boleto

Os golpistas estão atentos às movimentações que fazemos, principalmente na internet. Se você fez alguma compra online ou acessou site de negociação, emita o boleto diretamente no canal oficial e não clique em boletos enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, caso isso não tenha sido acordado.

 

Dica 3: Confira os dados do boleto

Boletos falsos podem vir com erros de português. Por isso, confira se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta.

Confira informações de data de vencimento, nome do beneficiário e o CNPJ. Em caso de dúvida quanto ao CNPJ, uma busca rápida na internet pode te ajudar a conferir se ele é real.

 

Dica 4: Fique atento ao valor

O valor total do boleto sempre aparece em dois campos do documento: no final do código de barras e também no espaço chamado "valor do documento". Se esses valores não baterem, você pode estar com um boleto falso.

Outro ponto de atenção é se o valor da cobrança está diferente do acordado ou diferente no caso de cobranças fixas.

 

Dica 5: Preste atenção aos dados do beneficiário

O CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. Algumas empresas usam ou nome da razão social (nome oficial da empresa) e outras, o nome fantasia.

Se você desconfiar do nome, vale fazer também uma busca rápida na internet.

     

    Fonte: diversos

    Compartilhar:

    Outras notícias

    Newsletter

    » Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

    Enviar Mensagem
    Chame no WhatsApp, já!