Notícias

Fundo imobiliário focado em aluguel flexível, ‘entre o hotel e o Airbnb’, testa primeiras unidades

Postada em 25/05/2021 às 09:42:03
Fundo imobiliário focado em aluguel flexível, ‘entre o hotel e o Airbnb’, testa primeiras unidades
Escolha seu novo imóvel na BRJimoveis

Parceria entre Rio Bravo e startup Nomah, com foco em transformação de ativos residenciais para locação flexível, primeiro fundo residencial da gestora vê primeiro lançamento neste mês e almeja boa ocupação para validar tese de investimento.

A gestora Rio Bravo e a startup Nomah começam a pôr sob teste nas próximas semanas uma tese de investimento ainda incipiente no segmento imobiliário: a de fundos com foco em ativos residenciais.

Mais especificamente, a de investimento imobiliário em moradias pequenas e funcionais, com aluguel flexível e gestão efetuada com uso intensivo de tecnologia.

Lançado em setembro do ano passado, o fundo Rio Bravo Renda Residencial FI Imobiliário (RBRS11) - o primeiro de renda residencial da Rio Bravo, gestora pioneira no segmento imobiliário no país, com fundos icônicos, como o do shopping Pátio Higienópolis - captou R$ 104 milhões e adquiriu três empreendimentos para moradia via aluguel."Abrimos um flanco de fundos de gestão ativa e foco em imóveis residenciais, baseado em uma mudança no comportamento do consumidor que aumentou a atratividade desse investimento. As pessoas querem flexibilidade e estão mais dispostas a morar de locação do que há 10 anos", comenta Alexandre Rodrigues, sócio e coordenador de Investimentos Imobiliários da Rio Bravo.

Segundo ele, as premissas do produto incluem deter mais de 50% das unidades nos ativos investidos e ter como primeiros alvos as regiões nobres da cidade de São Paulo. "Começamos por onde há mais demanda para depois, à medida em que ganhar escala, mirarmos regiões menos óbvias e outras cidades", completa.

O primeiro dos três empreendimentos investidos, o Urbic Vila Mariana, deve ser lançado ainda neste mês. Com 109 estúdios pequenos, em tamanhos entre 19,80 metros quadrados e 31,72 metros quadrados, o empreendimento aposta em uma combinação de qualidade de atendimento e conforto.

Os outros dois, em perfil semelhante, serão lançados ainda neste ano nos bairros paulistanos de Moema e Paraíso.

Para a operação, a gestora acabou escolhendo a Nomah. A startup, nascida com o nome Uotel, desenvolveu-se na direção de ser uma transformadora de imóveis residenciais amparada em tecnologia para maximizar o retorno do investimento.

Siga o Valor Investe:
A empresa, que recentemente, mudou de nome para Nomah, foi comprada pela Loft no ano passado e recebeu R$ 50 milhões em capital de risco para escalar a atuação.

Agora, o primeiro lançamento em parceria com a Rio Bravo marca o início da rentabilização do investimento e, por isso, é visto como uma espécie de "prova de fogo" da tese, sinalizando ou não a possibilidade de novas emissões de cotas do fundo.

Seu diferencial, na visão dos envolvidos, é a locação flexível, com menos burocracia do que o modelo tradicional baseado em prazos longos, multas pesadas e garantias nem sempre disponíveis, como fiadores ou seguros-fiança - algo como um entremeio do hotel e do Airbnb, define Thomaz Guz, presidente da Nomah.


"Fomos uma das pioneiras nessa ideia de locação flexível, com uma solução híbrida entre a hotelaria convencional e o aluguel de temporada. Qualidade, conforto, atendimento. Antes, o foco era em estadias curtas, mas agora é a experiência flexível, por quanto tempo quiser, sem se prender", detalha Guz.

Fonte: Valor Investe

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar Mensagem
Chame no WhatsApp, já!